Início > Dicas técnicas > Criando seu Portfólio impresso.

Criando seu Portfólio impresso.

Portfólios online são muito legais.  São bonitos, fáceis de divulgar, muitas vezes gratuitos e – se você for um pouquinho experiente – rapidinhos de fazer. Eu  mesma tenho um.

Pouca gente iniciante acha que vale a pena investir em portfólios impressos pois pensam que eles não fazem tanta diferença assim. Mas vou dizer uma verdade: fazem muita!

Acredito que 8 a cada 10 clientes potenciais simplesmente ‘se dariam por vencidos’ contratando seu trabalho se pudessem ver, tocar e analisar cada foto tirada por você, se imaginando na foto.

Principalmente para nós, que trabalhamos com mamães, essa sensação de ‘poderia ser eu, com meus filhos,  linda nessa foto’ é muito importante.

Recentemente me deparei com esse desafio, de escolher minunciosamente cada foto que iria para meu portfolio impresso e decidir como ele seria montado.

Munida da informação de que o cliente quer ver e quer ver BEM o seu trabalho, a primeira dica se torna óbvia:  seu portfólio deve ter impressões GRANDES.

Para facilitar o transporte, mas ainda assim preservar os detalhes, escolhi cuidadosamente impressões 20x30cm.

Vale lembrar que o seu portfólio é a sua descrição como pessoa e como profissional. A escolha de como montá-lo deve ser feita visando como você deseja se apresentar.

Deve conter o seu perfil e deve, primeiramente, agradar a você mesmo.

A intenção principal ao entregar e mostrar o portfólio para o cliente, é mostrar que você é um bom fotógrafo, que sabe o que faz e mostrar o que você tem de melhor. Portanto, selecione somente seus melhores trabalhos.

Um bom ponto de partida, é se imaginar no lugar do cliente. Você precisa de trabalhos que o façam pensar:  “É justamente disso que eu estava precisando.”

Edite. Nunca considere que seu portfólio está pronto. Ele provavelmente nunca estará. Mantenha-o sempre atualizado.  Determine a quantidade de fotos que pretende apresentar – o meu album tem espaço para 40 fotos – e mantenha esse número. Conforme for substituindo a mesma quantidade de fotos, seu trabalho apresentado será cada vez melhor.

Divirta-se e boa sorte.


  1. Darlinton Ferreira
    14/05/2010 às 11:48

    Profissa é outra coisa, né?? =D hehehe

  2. Jo
    19/04/2011 às 16:55

    Estou pensando em criar meu porfolio impresso. adorei as dicas e acho super importante ter um também! com certeza faz a diferença. agora vai uma dúvida que tipo de algum tu compraste para montar teu portfólio?
    Obrigada

  3. Jo
    19/04/2011 às 16:56

    Album e nao algum! hahahah
    kisses

    • 19/04/2011 às 16:57

      Álbum comum mesmo, pra colocar a foto dentro do plástico. Se voce for à alguma loja de fotografia achará várias opções. Só pegar a que lhe agrada mais, sem restrições!

  1. 24/06/2010 às 14:01

Deixe um comentário

