Início > Dicas técnicas > Fotografando Aniversários.

Fotografando Aniversários.

Uma das coisas que gosto muito de fotografar, são aniversários infantis.  São sempre divertídos, até mesmo para o fotógrafo.

São uma excelente oportunidade para praticar, divulgar seu trabalho, conhecer potenciais clientes e comer uns salgadinhos hihihi.

Reuni aqui dicas práticas, que não podem faltar no meu roteiro quando saio para clicar alguma festinha.

1 – Check List. Antes de passarmos para as dicas propriamente ditas, não posso deixar de citar uma importantíssima: confira sempre seu equipamento antes de sair. Não queremos nos deparar com a falta de equipamento já estando no local. Então essa é a dica n°1 em todas as ocasiões.

2 – Sorriso no rosto. Esta servirá sempre que for fotografar, não só as crianças, mas principalmente elas, pois é assim que você arranca as gargalhadas, conseguindo fotos muito espontâneas. No caso dos aniversários,  o cliente vai ficar aquela lembrança gostosa, do quanto a festa foi divertida.

3 – Chegue antes. Combine com seu cliente de chegar pelo menos meia horinha antes do horário combinado com os demais convidados. Dessa forma você consegue clicar detalhadamente toda a decoração, antes que ela seja destruída pela criançada.

4 – Foco na decoração. Não deixe de registrar cada detalhe da decoração, você nunca sabe a importância que ela pode ter. Algumas vezes, os famíliares passam um tempão caprichando para que tudo saia perfeito, então é muito importante que não passe despercebido. Procure fazer enquadramentos criativos, valorizando bem o capricho.

5  – Aproveite as cores. Fotos preto e branco são sempre legais, mas aniversários infantis são tão vibrantes e coloridos que seria um desperdício não tirar proveito de todo esse arco-íris. Aproveite para registrar tudo bem colorido e alegre.

6 – A estrela da festa. Esse claro, vai ser o tempo inteiro seu maior alvo:  o aniversariante. Acho interessante, clicar o aniversariante logo no início da festa, pois crianças tendem a cansar rápido e também a se sujar rápido. Faça o máximo de cliques que puder enquanto elas ainda estão lindas e arrumadas. Se quiser fazer cliques depois, tudo bem, mas não perca essa primeira oportunidade de garantir a “capa do álbum”.

7 – O parabéns. Hora de ser rápido. Apesar da música ‘parabéns pra você’ não ser necessariamente rápida – e o pessoal ainda canta duas vezes hehe – você tem só aquele tempinho para conseguir aquela foto. Ninguém vai cantar parabéns novamente só porque você não conseguiu um bom clique, então ajuste previamente a câmera para a luz do local, posicione-se adequadamente – pode pedir licença educadamente para o pessoal sem noção, eles vão entender que você está trabalhando –  e garanta uma foto bonitona dos papais cantando, a criançada sorrindo e o aniversariante com aquela gargalhada gostosa que completa a foto perfeita.

8 – Parabéns para você: fotógrafo. Que sobreviveu a mais uma festinha infantil, com boas fotos na câmera, equipamento intacto, mais material para portfólio, mais cartões entregues e networking feito. Pode ir para casa agora. Mas não para descansar. Para editar!

Anúncios
  1. Darlinton Ferreira
    20/05/2010 às 21:52

    Hehehhhehehe…

    Isso ae!!! =D

  2. Tereza Jardim
    24/05/2010 às 19:53

    Fotografia de festinha de criança é o máximo. Queria poder fazer só festa de criança pra ganhar o pão, hehehe… Obrigada pelas dicas, mesmo já tendo uma certa experiência, a gente sempre aprende uma dicazinha nova!

  3. 28/05/2010 às 14:57

    Muito obrigada por seus conselhos, será muito útil para mim, porque amanhã eu vou estar fazendo o primeiro aniversário de crianças, muito obrigada, seu trabalho é muuuy hermoso.

  4. 01/07/2010 às 21:29

    obrigada pelas dicas! bj

  5. 03/07/2010 às 11:15

    Dicas valiosas e fotos inspiradoras.

  6. veronica
    13/07/2010 às 01:59

    Nossa isso me ajudou muito ! Comecei a tirar fotos infantis agora, e tenho um aniversário logo no sábado… Tópico certo na hora certa !

    • 13/07/2010 às 08:52

      Que ótimo, Veronica.
      Depois compartilha com a gente como ficaram suas fotos.
      Abração.

  7. 15/07/2010 às 14:05

    Oi Huaíne,

    Esta selecção de fotos é tão pequena que até dá vontade ver mais :) Estão com cores lindíssimas!
    Que lente(s) usas para fotografar festas infantis?
    Bjs,
    Ana.

    • 15/07/2010 às 15:32

      Oi Ana, obrigada pelo elogio.
      Por incrível que pareça, uso a lente simples 18-55 mesmo, aliada ao flash Nikon SB600.
      Algumas vezes uso a 50mm, mas sao raras as vezes pois a minha tem foco manual e as crianças sao rapidinhas demais hehehe.

  8. 16/07/2010 às 06:20

    Não há dúvidas quem quem faz a foto é o fotógrafo, não a máquina. Obrigada pela dica…tenho usado a minha 18-55mm cada vez menos acreditando não ser boa boa o suficiente por ser uma lente kit.
    Bjs,
    Ana.

  9. 27/07/2010 às 09:08

    Que legal!
    Adorei as dicas… a gente até “sabe” de tudo isso, mas é sempre bom ler pra ficar bem claro hehehehe

    Parabéns!
    :)

  10. Edvania Soares
    27/07/2010 às 09:10

    Matéria muito boa e realista. Viva a todos que passaram por um aniversário infantil intactos. Rsrsrs

  11. Bruno Preto
    23/09/2010 às 18:22

    Oi! achei as fotos bem legais.
    eu tava pesquisando pra ver qual a melhor lente para fotografar festas infantis e aki estou, qual seria a lente ideal para uma canon 50d?
    Obrigado

  12. 19/10/2010 às 12:06

    Ahh e mais ou menos isto que eu tento fazer sempre mesmo!
    E os convidados….devemos tira fotos deles?
    Das outras crianças sem o aniversáriante! Devemos tirar umas 2 só?

    abraços adorei o blog

    • 19/10/2010 às 12:41

      Bom, aí depende do cliente. Tem cliente que quer o album beem restrito, só a criança (aniversariante) e os pais. Outros querem um registro bem completo, de todo mundo que esteve na festinha.
      É bom sempre perguntar o que eles estão priorizando.
      Mas não tem segredo, não ^^

  13. Raphael Peregrino
    11/11/2010 às 14:32

    No começo de dezembro minha sobrinha de 3 anos faz aniversário, vou aproveitar pra praticar bastante…
    Seu blog sempre ajudando muito!
    Vem aki no RJ comer uns docinhos??rs…

    Ass.:
    Seu fã nº 1

  14. 16/03/2011 às 01:09

    Eu comecei a fotografar e tinha planos de trabalhar com books infantis, mas aconteceu que hoje meu maior numero de clientes sao de aniversario. Eu ainda tneho dificuldades em usar o flash sb600 em locais abertos, e as vezes estoura um poukinho. As dicas foram uteis e na verdade a gente acba comparando com o que estamos fazendo. Bjus

  15. PEDRO HENRIQUE PEREIRA
    25/04/2011 às 12:05

    Olá, estou começando no ramo da fotografia e semana passada tirei fotos de um aniversário de um ano, porém tive dificuldade de tirar a foto dos parabéns pois o pessoal sempre apaga a luz, neste caso como é que faz, o que me aconselha. as fotos do parabéns ficaram um poucos escuras.
    muito obrigado.

  1. 24/05/2010 às 13:53

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: