Início > Dicas em vídeo, Dicas técnicas > Fotografia para todos. Entendendo os conceitos básicos.

Fotografia para todos. Entendendo os conceitos básicos.

Eu sei gente, é clichê. Todo mundo sabe que é, mas todo mundo faz. É por isso que eu resolvi fazer do meu jeito, este guia de conceitos básicos de fotografia.

Sim, tem milhões destes por aí, mas é incrível, mesmo com N fontes de informação as pessoas ainda tem dificuldade.

O guia vai abordar os seguintes conceitos, os mais primários:  abertura, velocidade, ISO, distância focal e profundidade de campo. Depois, se for o caso, a gente faz uma parte II e vai aperfeiçoando, belesma?!

Abertura, velocidade e ISO são as três variáveis para obtenção de luz na fotografia. Essa é a parte importante, ela que vai determinar a correta exposição de uma foto.

Para entender como a luz é obtida, como ela chega no nosso filme ou sensor fotográfico e a imagem é registrada, vamos entender cada conceito individualmente.

ABERTURA:

Existe uma tabelinha, que acho que todo mundo deveria carregar na carteira, que ilustra legal quais aberturas são mais indicadas para cada situação de luz. Dêem uma olhada.

VELOCIDADE:

ISO:

Agora que você já aprendeu para que serve cada uma das variáveis, vamos entender os outros dois conceitos, igualmente importantes na hora de fazer o clique.  Sao eles:

DISTÂNCIA FOCAL:

A nossa amiga Luciana Justice fez a lição de casa e tem uns exemplos muito bons para ilustrar a distância focal.

PROFUNDIDADE DE CAMPO:

Ilustrando o que eu disse.

Bom e é isso, pessoal! Espero que tenha sido fácil de entender e vocês tenham gostado de ver.

Os vídeos novamente não ficaram como eu gostaria. Estou com todos eles em alta definição, mas demora taaanto para upar no youtube que acabei desistindo.

Até a próxima aulinha.

Anúncios
  1. 03/06/2010 às 23:56

    Pra variar, muito bom!..rs
    Parabéns pelo “esforço” em compartilhar o seu conhecimento.

  2. Tereza Jardim
    04/06/2010 às 02:19

    Que delícia de aulinhas, hein menina! Indiquei lá no http://wp.me/pBiUk-8l , tá?

  3. Cabelo (Luciano Silveira)
    11/06/2010 às 00:44

    Adorei a aula, muito bom.

    Aguardando a parte 2.

  4. Cíntia Amaral
    01/07/2010 às 16:45

    Muito bons seus vídeos-aula!!!!

  5. Tereza Jardim
    05/07/2010 às 19:19

    Tinha esquecido de comentar que minha mãe já teve uma câmera [das analógicas] que vinha com uma tabelinha mostrando as aberturas. Assim mesmo, com os desenhinhos de sol e nuvens! Legal, né?

    • 05/07/2010 às 23:07

      Super legal! O pessoal daquela época aprendia bem mais rapido as técnicas, do que a gente. É que tinham que aprender na marra! hehehe.

  6. Caroline
    05/08/2010 às 15:16

    Caramba Huaíne …
    descobri seu site por acaso e em menos de 30min virei sua fão total… acabei de comprar uma Reflex e estava apavorada com os novos conceitos, mas vc conseguiu expor de uma maneira tão simples que fiquei encantanda … Adorei os videos, caseirinhos, mas muito bons … PARABÉNS …
    Um bj de sua mais nova fã !

    • 05/08/2010 às 15:18

      Opa, mas que demais ganhar uma fã assim. Fico super feliz em saber que está gostando do trabalho, Carol.
      Um super abraço.

  7. Mcezardr
    21/11/2010 às 10:55

    Depois gastar um certo tempo visitando o seu blog , a qual eu recomendo a qualquer pessoa que se dedica a esta arte. Meus “parabens” pelo carinho e seu jeitinho de explicar e demostrar sua Knowledge. Mas minha curiosidade é se voce nunca pensou em ser Wildlife Photographer ?

  8. 06/01/2011 às 16:07

    Bom, acabo de chegar da minha primeira aula do curso de Fotografia 1 e queria revisar os conceitos aprendidos, pois ainda estava meio confusa. Achei teu site e estou encantada com tua maneira de explicar. Tudo pareceu bem mais simples agora, só tenho que praticar. Obrigado!

  9. marcelo
    23/03/2011 às 15:11

    Huaine muito bons seus vídeos mas senti falta de uns exemplos práticos , por exemplo no vídeo sobre velocidade nao entendi muito bem . Mas de qualquer forma parabenizo pelo trabalho .
    Abraços

  1. 01/07/2010 às 12:22