Início > Dicas técnicas > Preparativos para fotografar os pequenos.

Preparativos para fotografar os pequenos.

Hoje eu percebi que o blog estava quaaase perdendo o foco.

Estamos com muitas dicas técnicas de fotografia, muito aprendizado bacana, mas perdendo o rumo que é a fotografia infantil.

Então preparei essa pequena postagem, com dicas de como se preparar – mentalmente, fisicamente, etc – para fotografar os pequenos modelos.

Vamos lá:

– Mentalize tudo com antecedência. Não é a primeira vez que digo isso por aqui, mas não custa reforçar. Sempre que for sair para fotografar, prepare-se.

Faça aquele bom e velho check-list. Nunca é demais revisar cada equipamento, se estão limpos, já montados (às vezes dá pra ter noção antes de sair de casa de que lente você vai usar, então porque não adiantar e já levá-la pronta na câmera, né?) e com suas baterias devidamente carregadas.

-Cuide com o horário. Isso por duas razões: A primeira é o horário da criança. Algumas são mais ativas de manhã, outras à tarde. Também tem o tal horário da soneca e por aí vai.

O segundo motivo, é o horário da luz – isso imaginando que você estará fazendo fotos externas. Assim como nós, as crianças não ficarão à vontade fotografando com um sol de rachar.

Além de a luz dura criar sombras muito fortes, os olhos também ficarão fechadinhos e a expressão final não será nada legal. Procure fotografar com luz mais difusa, no início da manhã ou fim da tarde. Em dias nublados é excelente, pois as nuvens formam um difusor natural e a luz fica bem homogênea.

-Escolha o local com cuidado. Mais uma daquelas dicas que tem sentido duplo. O local deverá ser escolhido visando: ser limpo, agradável e com visual bacana para os cliques – eu sempre gostei de parques e praças. E também seguro. É bom observar se não há locais onde ela possa se machucar. Também é legal ter sempre um banheiro por perto.

-Use roupas confortáveis. Não precisa ir vestido igual mendigo (rs!), mas vá sempre o mais confortável possível. Se você vai fotografar crianças, não adianta negar, invariavelmente você vai se deitar no chão, para pegar aqueles ângulos diferentes.

Para as mulheres, esqueça saltos, saias e calças justas. Se não se mover com agilidade, você perderá bons cliques.

-Conheça a personalidade da criança. Procure, se possível, fazer uma pesquisinha com os pais de como é o comportamento da criança, se é tímida, extrovertida, chorona, agitada… É bom já ir previamente preparado para entreter a criança, ou então para usar todas as suas forças para fazê-la desacelerar.

É legal também estar atento à personagens favoritos, desenhos animados, para ter papo com a criança e ela se sentir melhor ainda. Se os meninos adoram tirar foto imitando o homem-aranha, você tem que no mínimo saber quem ele é.

-Carregue seu arsenal. Além do equipamento fotográfico, quando se trabalha com criança, é sempre bom levar uma mala extra. É nesta mala que você levará garrafinhas térmicas com água gelada, uma canga ou manta que possa ser colocada no chão para a criança sentar e fazer uns cliques legais e também alguns brinquedos – principalmente para os bebês – que chamem a atenção. Também é bom levar escovinha de cabelo e lenços umedecidos, caso a criançada dê uma bagunçada no visual.

Bom, por hora acho que isso é tudo no quesito preparativos. Se alguém tiver algo à acrescentar, manda bala!

ps: Que legal, em menos de um mês passamos de 1.000 visitas! Thanks guys.

Anúncios
  1. Virginia
    11/06/2010 às 09:22

    Parabéns Huaine,
    Um post simples e muito objetivo…diz tuudo.
    Estou aguardando mais assuntos…rs

  2. 11/06/2010 às 10:11

    muito bom.. estou sempre poraqui pra conferir seu super talento bjo bjos

  3. Daniel...
    14/06/2010 às 07:53

    Oi, Huaine!
    Parabéns pela iniciativa, bom senso e critérios!
    Maior tesouro que a sabedoria é a grandeza de partilhar o conhecimento!
    Estamos sempre na torcida!
    Bjs,
    Daniel…

  4. Nany Barbosa
    14/06/2010 às 15:13

    Parabens pela postagem.
    Olha aprendi uma lição com criança, e não era cliente e sim meu filho. Quando nasceu fazia fotos uma vez por mes. e como tinha perdido a data da sessão remarquei no mesmo dia que daria vacina nele. Me arrependi. Ele não ficou legal, só chorava. Resumindo a sessão “foi pro saco”.
    Foi bom pq agora clicando quando marcam algum horario, logo passo uma lista para os pais.

    Abraços e amo seu blog estou aprendendo cada dia mais.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: