Início > Dicas relâmpago > Sobre contrato de fotografia. De novo.

Sobre contrato de fotografia. De novo.

Olá pessoal. Lembram daquele meu primeiro post sobre contrato de fotografia?

Pois é, não precisam ignorá-lo por completo, ele ainda é bem bacana. Mas vamos fazer umas novas considerações que só a experiência nos traz.

Em princípio, eu – fotógrafa experiente, trabalhadora inexperiente – achava que somente o contrato de licença de uso de imagem serviria, pois eu queria apenas que os clientes concordassem com a publicação das fotografias em meus portfólios online e impresso.

Na prática você percebe que não é bem assim. Já recebi esse sermão antes e vou passá-lo adiante: NUNCA TRABALHE SEM CONTRATO! Mesmo que seja para a melhor amiga da sua avó. Não caia nessa.

Isto posto, além desse sermão, eu aprendi que não basta concordarem “bem de queridos”, com a publicação. Cada item –  do que você fará, como e quando será a sessão ou evento, quantas fotos e de que forma serão entregues –  devem constar no contrato.

Entrei nesse assunto outra vez pois, recentemente um cliente antigo (estilo melhor amiga da minha avó), pediu que eu entregasse as fotos que ele recebeu de forma impressa, também em um CD. Todo fotógrafo que se preze sabe que custa caro entregar arquivo digital. Eu nem gosto, inclusive, dessa estória de CD com fotos. Dá muita liberdade para o cliente usar e abusar.

Não constava no meu contrato, nem que eu entregaria, nem que não entregaria o CD. Além disso o cliente estava acostumado com a minha antiguíssima e não profissional maneira de trabalhar. Cedi. Entreguei o CD e aprendi a lição. Reformulei meu contrato e agora ele inclui detalhadamente pelo quê o cliente está pagando. Se não pagou pelo arquivo digital, não o receberá. Está no contrato!

E para quem estava esperando o novo modelo de mão beijada, a má notícia: Não o farei dessa vez, pois como queridíssima fotógrafa Claudia Regina já andou explicando, isso varia de fotógrafo para fotógrafo. E é verdade.

Consegui com muita paciência e com muita dificuldade em advoguês, reformular o meu, que talvez nem seja o definitivo.

Então, correndo o risco de ser repetitiva, tomei a liberdade de re-postar, do blog Dicas de Fotografia, quais os ítens essenciais para o seu contrato de serviços fotográficos, escrito pela Claudia Regina e aprovadíssimo por muitos.

São eles:

a. Contratada: seus dados.

b. Contratante: dados do cliente (você pode fazer uma cópia já com os dados ou ter um espaço em branco para que ele preencha na hora.)

c. A contratada: Aqui você descreve os seus deveres.

d. A contratante: Aqui você descreve os deveres do cliente.

e. Valores: aqui vocês descrevem valores respectivos ao serviço e modo de pagamento.

f. Cidade, data

g. Assinaturas

____

Simples, né pessoal? Essas dicas são matadoras, mas você pode aos poucos ir acrescentando itens que se adequem melhor ao seu trabalho. E quem tiver mais informações úteis sobre contrato de fotografia, não deixem de compartilhar.

  1. Darlinton Ferreira
    24/06/2010 às 17:20

    Muito bom!!! Eu tbm sei como é TENSO isso, de não ter contrato porque é amigo querido e tal, ou coisa do tipo. Já senti na pele. ¬¬’

    PS: Adorei a foto ilustrativa!!! rsrsrs… xDDD

  2. Rodrgo Alves
    26/06/2010 às 00:22

    Parabéns!
    Muito esclarecedor! Você como sempre, lendo meus pensamentos!

    Lindo Blog! Belo trabalho!

  3. 28/06/2010 às 23:17

    Caramba, Hua, até chegar no modelo final do contrato deve-se passar por poucas e boas. Adorei o texto, esclarecedor mesmo. Beijos!

  4. 05/02/2011 às 22:23

    Oi, Huaíne!

    Ótimo o texto, obrigada! =)

    Mas acho que, mesmo tendo dado um trabalhão, você poderia ter disponibilizado o modelo, não? Ou pelo menos algumas fontes…

    Mas obrigada mesmo assim, muito legais as dias!

    (Ah, vc sabia que “Hua” em chinês significa “Flor”? E o Kanji é lindo, você poderia até mesmo transformar em uma marca, ou assinatura.)
    http://browse.deviantart.com/?qh=&section=&global=1&q=hua#/d1iv63q

    =)

    Abraço!!!

  5. 30/03/2011 às 20:04

    Adorei a dica, estou a preparar um contrato. Valeu Huaíne!

  1. 02/07/2010 às 15:12
  2. 29/11/2010 às 18:48

Deixe um comentário

