Início > Dicas relâmpago > Extrator de Presets. Do flickr para o Lightroom.

Extrator de Presets. Do flickr para o Lightroom.

Gente, devo confessar que a dica relâmpago de hoje é um total plágio de uma postagem genial que acabei de ver no blog do Raphael Bonelli.

Digo, plágio não é,  estou dando os devidos créditos hehe. É que achei a ferramenta tão absolutamente incrível que um mero retweet não seria suficiente para que todos vocês vissem e usassem.

Eu que já gostava de usar presets no lightroom, gostei mais ainda quando li sobre o Flickr Lightroom Preset Extractor Tabajara.

Segundo o Raphael, essa ferramenta geniosa:

“(…)possui um sistema que analisa uma imagem do Flickr, executa uma engenharia reversa e tenta criar um PRESET para o módulo Develop do Lightroom para replicar o tratamento aplicado a imagem.

O sistema só funciona se o usuário não tiver removido o EXIF da foto ao enviá-la para o Flickr.”

Claro que fiquei curiosa e fui testar. Pelo que entendi, também não funciona se a imagem tiver todos os direitos reservados, ela deve estar sob domínio público. Isso eliminaria algumas imagens, claro. Mas todas as fotos que estão no grupo do flickr deles são liberadas para extrair.

Dando uma espiadinha no grupo e procurando uma imagem que pudesse servir, encontrei esta aqui:

Colei o endereço para exportar o preset:

Depois de baixar o preset, foi só importar para o Adobe Lightroom. Vocês podem renomear o preset, eu deixei assim mesmo por enquanto.

E por fim, fiz o teste. Fiquei impressionada com o resultado. Vejam só.

É claro que eu ainda mexeria um pouquinho na foto. Mas como resultado imediato, eu achei muito bom.

Extraí uns outros como teste, obsevando fotos que eu julgava valer a pena. So far, so good. Ferramenta aprovada e de muitíssima utilidade.

Valeu pela dica, Raphael!

  1. 27/07/2010 às 15:19

    Nossa… parece incrível… vou testar para ver como funciona!

  2. Darlinton Ferreira
    27/07/2010 às 17:08

    =o

  3. Catarina
    29/07/2010 às 14:08

    Huaíne,

    Costuma usar além do Light Room o Photo Shop?

    • 29/07/2010 às 14:10

      Sim Catarina, antes de conhecer o Lightroom, eu usava bastaaaante o Photoshop.
      Mas agora o Lightroom tem se mostrado um programa tão bom de edição que me vejo cada vez menos ‘apelando’ para o photoshop.
      Dizem as estatisticas aí, que a maioria dos fotógrafos usa o Lightroom para fazer até 80% do trabalho de edição.

  4. 02/08/2010 às 22:59

    Uau!!! Simplesmente AMEI a dica.
    Hua, e eu que usava o LR 2.3 a torto e direita e agoooora que comecei a fotografar em RAW, só quero saber de PS?
    É que não me acostumei com o LR3 ainda… mas eu chego lá!

    Beijos!

    • 03/08/2010 às 10:06

      Ana, mas o LR é ótiiimo pra ‘revelação’ do RAW também.
      Eu uso PS cada dia menos!

  5. 04/08/2010 às 17:43

    “User1: What are you doin mate?”

  6. 11/08/2010 às 21:52

    Adorei a dia. Vou testar!!
    Beijos,
    Flaviana

  7. Leidiane Oliveira
    15/08/2010 às 13:53

    Parabens Huaíne, seu site é muito bom.
    Ta faltando habilitar os feeds pra gente acompanhar melhor :-)

    • 15/08/2010 às 19:31

      Opa, obrigada Leidiane.
      Para assinar o feed é só clicar aqui ó https://huainenunes.wordpress.com/feed/

      Também dá para assinar por e-mail, é só se inscrever, dentro da parte de comentários, na parte escrita: “Notifique-me de novos artigos por e-mail” É só se inscrever uma vez que vc recebe um e-mail toda vez que um artigo for publicado.

      Um abração.

  1. 26/08/2010 às 09:10
  2. 29/11/2010 às 18:31

Deixe um comentário

