Início > Pessoal > Entrevista com Huaíne Nunes. Redes Sociais e a Fotografia.

Entrevista com Huaíne Nunes. Redes Sociais e a Fotografia.

Olha que metidinha que eu sou hehehe.

Há um tempo atrás, concedi uma entrevista para a jornalista cearense Beatriz Jucá. Eu e outros fotógrafos, como o Maciel Bezerra e a Natalia Kataoka conversamos um pouco sobre a importância das redes sociais para entrar no mercado fotográfico.

Resolvi disponibilizar para vocês a minha entrevista na íntegra (primeira mão hein rs), assim vocês passam a conhecer um pouquinho mais do meu trabalho e o que penso sobre essa coisa toda de internet.

Lá vai:

1. Como iniciou contato com a fotografia?

Comecei aos 10 anos de idade, quando ganhei uma compacta de visor direto. Gastei alguns rolos de filme e abandonei. Aos 16 voltei com força total, aprendendo a teoria de verdade, usando uma reflex de filme. Comecei a juntar meu dinheirinho, até que finalmente, aos 19 consegui comprar minha DSLR e engatar na fotografia.

2 Começou a fotografar com qual tipo de câmera? E hoje utiliza qual?

Aprendi usando uma Nikon FM-10, dessas que se usa em cursinhos básicos. Era do meu pai. Atualmente uso minha primeira DSLR, uma Nikon D60. Acho que nunca vou abandoná-la (risos).

3. Qual trabalho desenvolve atualmente com a fotografia?

Atualmente trabalho com Fotografia Infantil, faço retratos de bebês e crianças. De vez em quando clico uma festinha infantil também.

4. Fotografa profissionalmente há quanto tempo?

Posso dizer que tornei-me profissional este ano. Criei vergonha na cara, fiz meus cartões de visitas, um blog e me apresento formalmente como fotógrafa, ao invés dos rodeios que fazia antes.

5. Como ingressou no mercado de trabalho? Democratização de câmeras contribuiu para isso?

Com muita ralação!!! É claro que a facilidade tanto da aquisição de equipamentos, como de fazer o clique propriamente dito me ajudou, mas também me atrapalhou muito. Há muits pseudo-fotógrafos por aí, gente que acha que por ter uma câmera parruda já é profissional. Se destacar nessa multidão é muito dificil.

6. Quais redes sociais relacionadas à fotografia você já utilizou?

Utilizo muito o flickr para divulgação de fotos. Como fórum principal para trocar ideias mais técnicas, sempre utilizei (apesar de nao ser dos melhores para isso) as comunidades do orkut.

7. Fale um pouco a sua experiência com cada uma dessas redes sociais (fotolog, blog, flickr, obture, etc). Tente ressaltar os pontos positivos e negativos de cada uma delas.

O Orkut nesse ponto é maravilhoso! Todo mundo está lá. Todo mundo vê, todo mundo fala, esse é o ponto positivo. Foi com ele que comecei meus primeiros contatos profissionais e conheci muita gente fera. Há vários colegas fotógrafos que mantenho contato até hoje. O ponto negativo, é que nem todo mundo é assim, gentil, educado e honesto. Dá muito trabalho manter privacidade e nao ter suas fotos roubadas, editadas ou vendidas por aí sem os devidos direitos. Mas na internet é assim, se você nao quer se expor, nao será visto e esse é um risco que, infelizmente, temos que correr.

8. Como as redes sociais auxiliam na divulgação do seu trabalho? Já conseguiu algum trabalho através delas?

Ajudam bastante a divulgar, mesmo que nao seja no meu perfil propriamente dito. Sempre que faço um trabalhinho, entro um CD com no máximo 10 fotos daquele ensaio, em tamanho pequeno, que SEI que irão parar no orkut ou no facebook do meu cliente. A divulgação se faz assim. Um amigo vê, outro pergunta, é o boca-a-boca online.

9. Quais as vantagens de participar dessas redes sociais?

O aprendizado. Sempre comento que para aprender a fotografar voce tem que, além de outras coisas, ver muitas fotografias. O flickr é um prato cheio. Com grupo separados por temas, ou tipo de equipamento, você pega um desses grupos e vai embora. Páginas e páginas de fotografias incríveis. Voce aprende sem nem notar. Outra coisa muito legal, é que o flickr disponibiliza o tal do EXIF, que sao os metadados da fotografia. Assim voce olha exatamente o que o fotógrafo usou no momento do click. Ao ver a abertura, a velocidade ou o iso usados, você passa a refletir sobre a captura. O aprendizado é constante.

10. Comente a sua participação na comunidade Nikon D60 e como ela funciona em relação à troca de informações. A comunidade tem alguma relação com a tua idéia de se criar um blog com dicas de fotografia? Comente também a criação do seu blog.

Lembro que entrei nessa comunidade, poucos meses antes de adquirir minha D60. Fui perguntar sobre a compatibilidade de lentes antigas (que mais tarde descobri que funcionavam perfeitamente). Nem lembro o que me atraiu para ficar tanto tempo ali, mas sei que fiquei e agora são quase 2 anos de comunidade. Virei moderadora, organizei concursos fotográficos, fiz grandes amizades e também inimizades. Costumo dizer que é a melhor comunidade de fotografia do Orkut. É claro que esta comunidade teve uma participação imensa no meu atual blog de fotografia. Um dos mestres ali, o Mattioli, me ajuda com tudo que preciso até hoje. Um dos mais polêmicos, o Darlinton, me ajuda em quase todas as postagens, me dá dicas valiosas e acompanha meu trabalho sempre. E os novatos tem participação maior ainda, pois foi respondendo as dúvidas deles que meu conhecimento e vontade de pesquisar expandiu tanto.

11. Com as novas tecnologias e redes sociais, a imagem chegou a ser até banalizada na internet. Como você vê isso? Acha que hoje qualquer um pode ser fotógrafo?

Honestamente, por mais que pareça que fotografar depois da fotografia digital ficou mais fácil, eu acredito que se mantém a mesma coisa. Confesso que nao passei a ver grandes fotografias magníficas só por conta da fotografia digital. É verdade que, como mais gente tem câmeras, a probabilidade diz que veremos mais fotos boas, mas isso termina aí, na probabilidade. O que faz o grande fotógrafo é seu próprio talento e dedicação à arte. O processo de captar a imagem, seja digital ou “físico” não interfere no resultado final.

12. O que você acha que muda esteticamente na fotografia com o grande aparato técnico para fotografar? Câmeras compactas, celulares, etc...

Como devem ter notado, sou do tipo que apoia a fotografia como arte com garras e dentes. Por isso afirmo com convicção que, sendo boa a composição e o olhar do fotógrafo, em nada importa seu equipamento. Vale ainda citar o mestre Cartier Bresson, que fez o que fez usando uma pequena câmera de visor direto, nada grandioso. Ainda assim, respondendo à sua pergunta, esteticamente o que muda sao os aspectos técnicos do equipamento. Uma boa objetiva vai produzir fotos mais nitidas, com menos aberração, etc. Assim como um bom sensor produzirá fotos com menos ruído, cores fiéis e por aí vai

________

Bom, é isso pessoal. Vocês podem conferir como ficou a matéria dela aqui:

Olhares na Web, por Beatriz Jucá.

Categorias:Pessoal
  1. 06/09/2010 às 13:45

    Parabéns pela entrevista Huiane!!
    muito bacana, e concordo com teu ponto de vista em vários aspectos
    beijoss

  2. 07/09/2010 às 19:37

    Adorei a entrevista e a foto :P
    []’s

  3. 10/09/2010 às 11:34

    MUITO legal sua entrevista Huaíne!
    Você tocou em pontos bem importantes nas suas respostas.
    E essa frase: “…e me apresento formalmente como fotógrafa, ao invés dos rodeios que fazia antes”. Eu faço esses rodeios até hoje, acho que isso me trava muito por que praticamente diz que nem eu me vejo como profissional (como vou querer que os outros vejam?).
    Foi bom ter lido isso assim, vindo de uma pessoa que considero tão talentosa, se essa é a escolha que fizemos, tá mais que na hora de assumir e encarar tudo relacionado a ela, tá certíssima!
    Parabéns pela entrevista! :)

  4. Venilton
    14/09/2010 às 11:05

    Gostei mais da foto!! (mas a entrevista foi ótima) (imagine a foto!)

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

