Início > Dicas relâmpago > Dica de Livro: Fotógrafo – O olhar, a técnica e o trabalho.

Dica de Livro: Fotógrafo – O olhar, a técnica e o trabalho.

Olá amigos.

Há um tempo atrás, comecei a fazer um curso no SENAC de Cascavel, sobre Fotografia de Eventos Sociais. O curso é legalzinho, sem grandes novidades, mas é um bom lugar para ir e conversar com os colegas sobre fotografia.

Para tirar proveito da experiência toda, procurei na biblioteca algum livro de fotografia (mesmo o cara que atende lá dizendo que não tinha nenhum!) e encontrei este, chamado Fotógrafo – O olhar, a técnica e trabalho, da Editora Senac Nacional.


Achei muito legal por ser uma produção 100% brasileira. Conta com belas imagens de renomados fotógrafos brasileiros, como Carios Humberto TDC, Evandro Teixeira, Marc Ferrez, Militão, Nair Benedicto, Pedro Karp Vasquez, Sebastião Salgado, Vik Muniz, dentre outros.

O livro é dividido em quatro grandes capítulos, todos eles muito bem escritos e, principalmente, ricamente ilustrados.

Vamos comentar um pouquinho cada capítulo.

I – O Olhar do Fotógrafo

Essa primeira parte fala da fotografia como documento histórico, sobre como buscar uma linguagem pessoal e inovar sempre. Conta com algumas lindas imagens de Sebastião Salgado e do mestre Cartier-Bresson (amo aquela imagem do menino com as garrafas), onde explicam sobre o ‘momento decisivo’.

De tempos em tempos, durante os capítulos, há pequenos quadros com atividades a serem seguidas. Muito legal isso, eles falam sobre o assunto, depois dão a dica de como exercitar.

Dentro dessa primeira parte, há relatos de fotógrafos brasileiros sobre sua história na fotografia e como construíram o próprio olhar.

II – Como Fotografar.

O segundo capítulo é de praxe. Dicas técnicas e básicas, sobre os principais conceitos [conhecimento obrigatório] da fotografia. Conta com explicações sobre: Partes da câmera fotográfica; Equipamentos e Formatos; Filmes; Luz; Acessórios para câmera; sobre como colocar em Prática os conhecimentos adquiridos; sobre Estúdio Fotográfico e ainda sobre Informática e a Fotografia.

É engraçado, pois como o livro é de 2002 (nem faz tanto tempo assim, hein), muita coisa mudou de lá pra cá, então pode parecer que o livro está desatualizado. Mas ao mesmo tempo, relendo certas coisas, vejo que muita coisa na fotografia não mudou e eu adoraria que os filhos da fotografia digital voltassem um pouquinho no tempo e entendessem certos conceitos que estão sendo perdidos.

As explicações sobre tipos de objetivas, sobre profundidade de campo, obturadores, diafragma, são todas muito detalhadas, com ilustrações. Muito bom pra quem tem dificuldade em entender a matemática por trás da fotografia.

A parte que explica sobre luz é riquíssima. Fala sobre fotômetros manuais, digitais, sobre como interpretar, ler e entender a luz. Realmente muito bom!

Na sessão dedicada à informática, essa tive que ler só por diversão mesmo, já que muita coisa não é mais aplicada. É bem legal ver como a coisa toda evoluiu muito. Ali eles falam sobre resolução de monitor, sobre ppi, megapixel, bits, e tem até um “Informatiquês para Fotógrafos”, onde explicam alguns termos que até então eram novos, como Balanço de Brancos, CCD, JPEG, RGB, entre outros.

III – Laboratório Fotográfico.

Confesso que essa parte achei bem chatinha. Já li isso em livros demais e como nunca pus em prática, fica chato de ler. Pra quem tem interesse no assunto, explica bem detalhadinho sobre as partes do laboratório de revelação, sobre os químicos usados, etc. Fala até sobre como se organizar e manter a segurança (alergia, inalação de gases tóxicos, são um exemplo) no laboratório.

IV – Um Mercado de Trabalho em Transformação [e com muitas opções].

No último capítulo, tratam um pouco da fotografia como profissão. Sobre algumas especialidades da fotografia, sobre como gerenciar sua carreira e a atualização profissional.

Aliás, ainda nesse assunto, o pessoal que me acompanha no Fotografia-DG já deve ter visto que escrevi sobre Como se Inserir no Mercado Fotográfico, vale a pena dar uma lidinha.

Voltando ao livro, acho legal como falam sobre ter um diferencial e não pensar somente no mercado, esquecendo a fotografia como arte.

“Traçar opções tendo o foco unicamente no mercado, sem dar conta do próprio temperamento e perfil psicológico, pode ser um caminho curto para o suicídio profissional.”

Para quem tem dúvida de em que área atuar e por onde começar, há explicações sobre algumas especialidades, como o fotojornalismo, a fotografia social, a macrofotografia, fotografia submarina, a editorial, entre outros.

_________________

De modo geral, gostei bastante do livro. Tem  bastante cara de “primeiro livro”. Digo, eu que já li muitos livros básicos, o assunto se torna repetitivo, mas para quem está começando e procura um livro para tratar do passo-a-passo, esse da Editora Senac é uma boa opção.

Se você tem SENAC na sua cidade, vale a pena dar uma passadinha e ver se encontra na biblioteca. Acho que nem precisa ser aluno nem nada rsrs. Eu cheguei la, o cara só anotou meu nome e telefone. Nem meu RG ele pediu hehehe.

Fica a dica relâmpago de hoje. Adoro dar dicas de livros. Sempre torço para que 10% das pessoas que lêem o blog realmente leiam algum livro de fotografia. É bom demais!

OBS: Galera, confesso que ando meio sem assunto. Ate tenho umas ideias de posts, mas são aquelas dicas em vídeo que ando sem tempo de fazer. Se vocês tem alguma sugestão do que gostariam de ver por aqui, pode “mandá bala”!

Um abração e até a próxima.

Huaíne Nunes.

Anúncios
  1. Alair
    07/10/2010 às 11:04

    Oiii…Bom dia, Hunaíne
    Gostei de seus comentários, e vou procurar este livro aqui no senac de minha cidade, fkei interessado de ler. Muito bom vc comentar assim sobre livros e outros materiais disponiveis no mercado sobre fotografia. Ando buscando qualquer coisa sobre e vejo que tem muita informação e que falta ate tempo para eu seguir na mesma velocidade e gana que estou tendo de aprender. No meu facebook add dois DVD´s que achei bem interessantes, tai uma sugestão para vc. Pq não escrever algo sobre este assunto que consta nos DVD´s. Tenho um flash nikon SB-900 e percebo que estou usando pouco ainda dele, diante dos recursos que o mesmo tem a oferecer. confesso que pesquisei bastante antes de decidir sobre ele, e so após adquiri-lo encontrei comentários sobre o problema de aquecimento que ele vem aprensentando. De inicio pintou uma frustação, mas me serviu para filtrar com mais cautela as minhas novas aquisições!!! Tai, um bom assunto como utilizar melhor o SB-900, e como fazer para evitar o aquecimento do mesmo. É isso, obrigado, bjo e at.

    • 07/10/2010 às 13:57

      Alair,

      Eu, como personal consultant da Huaíne (kkk) e possuidor, também, de um SB-900, te digo que é só atualizar o firmware dele que ele deixa de ser esquentadinho. Rsrs. É que os primeiros lotes sairam com o termômetro bem sensível. Você tem, ainda, a opção de desligar o termômetro. Ele continuará avisando sobre a temperatura, porém não irá bloqueá-lo pro uso.

      Um abração!

      • Alair
        07/10/2010 às 18:02

        Ola,
        Caro Darlinton

        Obrigado pelas informações, vou tentar fazer isso sim!!! …so estou em duvidas qto a atualização do firmware, de como faze-la!?! ….mas vou dar uma boa lida no manual e verificar como se faz.
        Um abraço.

  2. Tereza Jardim
    07/10/2010 às 13:07

    Ai ai ai, lá vai mais um pra minha lista… E pra acalmar seu coraçãozinho, eu [leitora do blog] sou leitora voraz de livros, e a maior parte deles tem sido de fotografia!

    Basta dizer que terminei o “Fotografia de Casamento” do Marco Andreoni dia desses, e acabei comprando por impulso “O momento do click”, do Joe McNally. Ah! tem “O Ato Fotográfico”, do Phillip Dubois, compradinho, esperando pra ser lido também. Delícia!

    Valeu a dica, vou atrás do Senac daqui pra ver se tem.

  3. O.c
    08/10/2010 às 08:23

    Adorei o Post sou novo por aqui, to adorando tudo aqui. Parabéns

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: