Início > Dicas relâmpago > Brincando de fotografia macro com lente invertida

Brincando de fotografia macro com lente invertida

Olá pessoal.

Tenho certeza que todo mundo aí já ouviu falar dessa técnica de fotografar macro usando a lente invertida. Definitivamente isso não é novidade.

Mas sabem que eu NUNCA tinha brincado disso? Pra falar a verdade, eu nem sabia como fazer. Descobri que mais simples, impossível. Tire a objetiva da câmera, vire ao contrário e segure na frente do corpo da câmera. Dificil, não?

Bom, isso é um assunto. Outro assunto, que o pessoal que me segue no twitter acompanhou, é que eu resgatei na semana passada uma gatinha que estava quase morrendo. Hoje, felizmente ela já está comendo bem, saudável e está bem mais gordinha.

O que uma coisa tem a ver com a outra? É que aproveitei a oportunidade para mostrar as fotos dela para vocês (já que tinha gente pedindo no twitter) e, ao mesmo tempo, mostrar a técnica do macro com a lente invertida.

Nessas primeiras imagens, estou usando a lente 50mm na posição normal.

E nessas a seguir, inverti a lente 50mm, para fazer uns macros legais.

Mas Huaíne, o que diabos isso tem a ver com fotografia infantil?

Em princípio, nada! Mas se você forem um pouco criativos, podem usar sim essa técnica com fotografia infantil, fotografando, por exemplo, detalhes dos recém nascidos, assim como fiz com a gatinha. Legal, não é?

Pensei em fazer um vídeo para vocês, demonstrando a técnica. Mas deixei para os feras! (até porque eu aprendi a fazer isso agora, rs).

A seguir vocês conferem um vídeo explicativo, feito pela Imagetech, com o fotógrafo Leandro Nunes.

Grande abraço a todos.

Anúncios
  1. 22/11/2010 às 08:21

    Poxa que legal!!!
    Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia como era.
    Adorei as sua fotos, que gatinho fofooooo

    Beijos!

  2. Raphael Peregrino
    22/11/2010 às 12:18

    Eu vi vc comentando no twitter! Adoro gatos,já tive um pretinho assim mas com o olho azulzinho! Muito lindo…
    Qual o nome da gatinha?
    Vou testar a lente invertida tbm….
    bj

  3. Carolina Cruz
    22/11/2010 às 15:08

    Olá!!

    Já tinha ouvido falar dessa técnica, mas achava q era mais dificil! Vou fazer!!

    :D

    Bjssss!

  4. Andréia Moretti
    23/11/2010 às 08:03

    Oi Huaíne… adorei o novo site… que bom, já não aguentava a curiosidade, kkk
    Já tinha lido mesmo sobre o esquema de inverter lentes, para fazer macros. Mas isso só é possível com uma fixa, né? Então, “quando eu crescer” e ganhar a minha sonhada cinquentinha, vou tentar, com certeza…
    que gatinho lindinho…

    • 23/11/2010 às 08:06

      Oi Andréia, tudo bom?
      Esse nem é o site novo, acredita? Essa é uma mudança que eu mesma fiz, já que os caras do site novo ficam me enrolando rsrs.
      O novo será huainenunes.com e terá muuuitas novidades.

  5. 23/11/2010 às 16:15

    Ah chegar em casa pegar a maquina e fazer tb. hihihi Deu vontade.. tb já tinha ouvido, mas nunca tentei. =)

  6. João Cláudio Fragoso
    03/05/2011 às 12:13

    Olá, já conhecia a técnica da lente invertida, mas nunca tinha realizado, lendo seu blog me deu vontade de praticar e a experiência foi muito legal. Adorei. Valeu. Muito bacana seus pots também. Parabéns.

  7. Luiz Carlos
    11/05/2011 às 14:20

    O legal é colocar o foco para o infinito!!! ae vc consegue um foco melhor dos objetos!! =DDD

  1. 22/11/2010 às 13:31

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: